
Em agosto deste ano, a equipe de Cirurgia Fetal do Hospital Vila da Serra, coordenada pelo Dr Fábio Batistuta Mesquita e pelo Dr Francisco Eduardo C Lima, realizaram com êxito a primeira cirurgia para Oclusão Traqueal Fetal por fetoscopia para tratamento intrauterino de bebê portador de um defeito no diafragma chamado Hérnia Diafragmática Congênita.
A cirurgia visa o desenvolvimento e amadurecimento dos pulmões do bebê, que ficaram prejudicados pela doença. Os casos mais graves de Hérnia Diafragmática Congênita caso não tratados cirurgicamente no útero materno, podem levar ao óbito neonatal.

A equipe de cirurgia do Hospital Vila da Serra foi treinada pelo principal cirurgião fetal do país, o Dr Fábio Peralta, que acumula uma das maiores experiências nesse tipo de tratamento no mundo.
Mãe e feto passam bem e aguardam o seguimento da gravidez para a continuação do tratamento, que necessitará de um suporte multidisciplinar de especialistas em Cirurgia Pediatrica, Neonatologia, Obstetricia de Alto risco, Intensivismo pediátrico, Cardiologia pediátrica dentre outras especialidades.
