Orientações para o Exame de Ultrassom


Obrigado por escolher a Clarear Ultrassonografia para a avaliação ultrassonográfica do seu bebê.
Algumas informações serão muito importantes para que uma boa comunicação seja desenvolvida e para que as suas expectativas em relação ao exame estejam as mais próximas das de quem presta a assistência médica.

Finalidade do Exame
O exame de ultrassom é para fins médicos. Indicado para avaliar a morfologia do bebê, o seu desenvolvimento e o seu bem estar.
Seu uso faz parte de inúmeras estratégias pré-natais para definir o risco gestacional, para rastrear condições que impliquem no aumento do risco gestacional, para auxílio diagnóstico, controle e avaliação do resultado de tratamentos fetais e auxilio na definição do momento adequado para interrupção da gestação quando há doenças maternas e fetais.
É um exame altamente técnico, de difícil compreensão e destinado aos profissionais médicos que acompanham a gestação.
Requer que seja realizado por profissional altamente especializado, que tenha formação técnica e título de especialista.

Gravações e Exames 3D e 4D
O uso recreativo do ultrassom, somente para ver o sexo, fazer imagens em 3D ou gravar vídeos em 4D é divertido e seu uso é meramente lúdico.

Portanto algumas ponderações deverão ser feitas:
– Não está coberto pelo seu plano de saúde e pode gerar despesas adicionais.
– Esses exames não fazem parte de nenhuma rotina médica e não estão indicados como uma ferramenta diagnóstica. Caracterizam um capricho e não asseguram que seu bebê esteja realmente sendo cuidado!
– Para as pacientes que fazem o exame por meio de pagamento “Particular” (sem descontos) esses serviços já estão inclusos como uma cortesia oferecida pela empresa.
– Sempre ressaltamos que imagens esteticamente perfeitas, compreensíveis e que atendam às expectativas do cliente leigo nem sempre são possíveis de serem obtidas devido a limitações técnicas: pouco líquido, bebê mal posicionado, idade gestacional avançada, obesidade materna, cicatrizes abdominais de cirurgias prévias (Lipoaspiração, plástica abdominal, etc), gêmeos, etc.

– Na Clarear não é permitido gravações com celulares por vários motivos. Primeiro porque fere o princípio do sigilo médico, pois durante o exame muitos aspectos da história pessoal da paciente podem ser questionados e segundo porque fere o direito de preservação da imagem do profissional.

Roupas e Vestuários
O ideal é o uso de roupas leves, confortáveis, não apertadas, fáceis de serem trocadas e que permitam uma fácil exposição do abdome e do púbis para não atrapalhar o manuseio da sonda nem se molharem com o gel.
É recomendável não aplicar cremes ou pomadas hidratantes na barriga no dia do exame.

Alimentação
É importante que a gestante não esteja de jejum prolongado durante o exame, sendo recomendada a ingestão de um lanche leve, um suco, uma vitamina, chocolate ou uma barra de cereais pelo menos 1 hora antes.
Alimentações muito pesadas ou excessivas podem causar mal estar e refluxo, devendo ser evitadas.

Documentos, Cartão de Pré-Natal e Exames Prévio.
É imprescindível que a paciente esteja portando todas as informações pertinentes a atual gravidez durante consultas ou exames de ultrassom. Sempre confira se está levando seu cartão pré-natal, documentos de identificação, carteirinha do convênio e pedido de exame devidamente preenchido e autorizado.
Recomendo organizar todos os papéis e resultados de exames dentro de uma pasta tipo “Porta-Documentos”, dispostos em ordem cronológica à medida que vão sendo realizados.

Crianças e Acompanhantes
“Ver” o bebê na tela é sempre um motivo de muita alegria e alívio para os pais e por isso, muitas mães gostariam de compartilhar esses momentos com as pessoas amadas.
No entanto, algumas ponderações devem ser feitas:
– Crianças pequenas não têm a mesma percepção e capacidade de compreensão que adultos. Na grande maioria das vezes não conseguem fixar a atenção por mais que 3 minutos e se desinteressam rapidamente pelo exame. Normalmente ficam ansiosos com a demora e começam a competir pela atenção dos pais e do profissional, podendo atrapalhar o exame.
– Muitas vezes o exame precisa ser complementado pela via vaginal e isso pode causar constrangimentos, a depender do nível de intimidade do acompanhante.
– O momento do exame é também o momento de avaliação e consulta médica, podendo o resultado ser muitas vezes diferente da expectativa. Não é incomum o médico ter que comunicar alguma notícia desagradável e muito particular para o casal. Nesse contexto, a presença de crianças ou pessoas não íntimas, pode dificultar a abordagem pelo profissional.
– Noutras vezes o clima de euforia provocado pela notícia da gravidez pode não condizer com o ambiente de atendimento médico. Muitos acompanhantes, mesmo adultos, extrapolam com conversas paralelas, ligações telefônicas e assuntos não pertinentes à consulta, podendo inclusive interferir na concentração do profissional.
– Recomendo, quando possível, que a gestante venha acompanhada apenas do parceiro, do responsável ou de alguma pessoa intimamente ligada (mãe, irmã ou pai).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s